O Grupo

O Grupo do Bem nasceu em 2005, quando alguns participantes se reuniram para fazer bonecas de pano. Essas bonecas seriam doadas no natal daquele ano para as filhas de mães carentes apoiadas por uma instituição beneficente. A encomenda foi feita por uma pessoa que, posteriormente, apresentou ao pequeno grupo essa instituição.

A renda obtida com a venda das bonecas foi revertida para um asilo, que a utilizou para comprar peças íntimas para as senhoras. A partir desta iniciativa, o grupo se aproximou da instituição que apoiava as mães carentes, custeando alguns de seus projetos sociais por três anos – de 2006 a 2008.

A partir de 2006, o grupo decidiu ampliar seu raio de ação, direcionando os recursos financeiros levantados com suas atividades também para outros projetos sociais. O foco na educação de pessoas carentes surgiu, embora houvesse espaço para outros tipos de ajudas. Com a estruturação do grupo – formado principalmente por amigos – o projeto cresceu de maneira informal. O Grupo do Bem passou a se reunir periodicamente para planejar suas ações ao longo do ano.

Atualmente, a ação do grupo é voltada para o apoio a projetos sociais que priorizem a sustentabilidade da ação social em longo prazo. Boa parte dos recursos obtidos é encaminhada para projetos voltados para a educação. Hoje, o Grupo do Bem apóia dois projetos de forma continuada: a Casa de Nazaré e o Espaço Especial

Neste ano, o Grupo do Bem se prepara para apoiar algumas mães remanescentes do Projeto da Mãe Sozinha (primeiro projeto apoiado pelo Grupo do Bem). Como este projeto foi descontinuado, será dado um apoio na formação profissional e na ampliação de um brechó montado na favela da Barragem Santa Lúcia.

Para viabilizar os recursos para suas ações, o Grupo do Bem estruturou, em novembro de 2006, um evento para levantar recursos para a Associação Mãe Sozinha. Dessa forma, surgiu o 1º Bazar do Bem. Desde 2006, esse grupo, que se amplia a cada ano, realizou quatro bazares. O primeiro ocorreu no Café Tina que ficava na Savassi. O segundo bazar foi feito em uma casa no bairro Mangabeiras. O terceiro foi feito no salão de festas de um prédio de escritórios, também na Savassi. O último bazar, realizado em novembro de 2009, aconteceu na unidade Cidade Jardim do Colégio Pitágoras.

Em 2010, o Grupo do Bem ampliará a sua ação, realizando o 1º Jantar do Bem. O evento se voltará para a arrecadação de recursos e para a ampliação da rede social. Durante o jantar, o site desenvolvido pelo grupo será apresentado aos presentes.

A cada ano, o Grupo do Bem fortalece os seus propósitos sociais e avança. A sua força reside na crença de que fazer o bem faz bem.